Privatização da Eletrobras tem RESISTÊNCIA do Congresso

(Post publicado em 23/12/2019)

O governo de Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso no inicio de novembro, projeto de lei que trata da privatização da Eletrobras.

Registre-se que o projeto de lei nem mesmo começou a tramitar na Câmara e está aguardando deliberação de Rodrigo Maia, presidente da casa.

Mesmo assim, Davi Alcolumbre, presidente do senado, já afirmou que a atual proposta não terá aprovação dos senadores. E qual é o argumento usado por Alcolumbre? Para o presidente do senado, a proposta do governo tem sofrido oposição das bancadas do Norte e Nordeste.

Em resposta a Davi Alcolumbre, Bolsonaro fez o alerta de que caso não se avance com a privatização, ou, desestatização, o sistema elétrico brasileiro pode entrar em colapso.

É claro que Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre sabem desse risco, ou, quem ganha e quem perde se houver um colapso no sistema elétrico brasileiro? Não tenham dúvidas de que a velha classe política jogaria todo o ônus em cima do Executivo, enquanto que até agora, estão sentados em cima do projeto de lei: sem deliberação, logo, sem discussão e assim, sem o Congresso apresentar uma alternativa melhor à proposta encaminhada pelo governo.

Segundo estimativas, o governo federal espera arrecadar cerca de 16 bilhões de reais com o negócio, que não chegará a ser uma privatização propriamente dita, mas sim, uma desestatização já que hoje, a União possui 60% de participação no capital social da companhia. Pela proposta, esse percentual deverá ficar abaixo dos 50%.

Justiça seja feita, os planos de privatização da Eletrobras começaram a ser discutidos ainda no governo de Michel Temer, porém, à época, não avançou por conta de liminares obtidas por sindicatos e pelas dificuldades apresentadas pelo Congresso.

A proposta encabeçada pelo atual governo tem agradado a investidores e analistas, mas não aos nobres deputados e senadores. Por que será? (Quem foi o PIOR PARLAMENTAR de 2019?)

Por Jakson Miranda

Um comentário em “Privatização da Eletrobras tem RESISTÊNCIA do Congresso”

  1. E quem acredita que haverá colapso numa empresa que hoje só gera lucros bilionarios? Acham mesmo que ainda assim necessitaria de maiores investimentos? Evidente que Guedes tenta convencer (como fez com o presidente) que precisa privatizar para entregar esse mega empresa lucrativa a empresários de sua rodinha, por sorte que nem todos são ignorantes como o JB ou esse Jackson Miranda, aliás antes de ser presidente sabia que privatizar a Eletrobras era um erro, mas agora foi contaminado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *