Piada pronta, Lula será comentarista da Copa do Mundo

Pois é, meus amigos e leitores. Não é piada, cheguei a pensar que fosse, mas, o senhor Lula será comentarista da Copa do Mundo.

Leiam trecho extraído do Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato, será comentarista da Copa do Mundo da Rússia. Mesmo detido, o petista participará das transmissões da TVT escrevendo cartas sobre suas impressões do Mundial. Para especialistas ouvidos pelo Estado, a colaboração, mediada pelo jornalista José Trajano, não é ilegal.

“A comunicação com pessoas fora da prisão por meio de cartas não é proibida e qualquer pessoa presa pode se comunicar com amigos e família. Neste caso, sendo o Trajano amigo dele, não existe nenhum impedimento legal”, avalia o advogado Francisco Monteiro Rocha Júnior.

Leia também:

Danilo Gentili aciona a justiça contra o jornalista petista José Trajano

Juca Kfouri associa torcedores violentos a Jair Bolsonaro

Segundo ele, nem mesmo o conteúdo das cartas poderá sofrer algum tipo de censura. “Se não houver nada relacionado a atos ilícitos, qualquer assunto fica liberado e o ex-presidente pode falar de tudo: dia a dia, questões políticas, futebol. Não há na lei nada que o impeça de tocar em determinado assunto nessas correspondências”, explica.

“O Brasil possui um ex-presidente preso em regime fechado por crime comum. Dado o ineditismo do caso, o sistema normativo brasileiro não possui previsões específicas para ele, tampouco existem precedentes jurisprudenciais”, comenta Marcellus Ferreira Pinto, especialista em direito constitucional e eleitoral, advogado do Nelson Wilians e Advogados Associados.

A especialista em direito eleitoral e administrativo Karina Kufa acredita que a participação do ex-presidente como comentarista de TV pode até mesmo ser um precedente para mudar a forma da execução de penas no Brasil. “Isso pode acontecer dada a ausência de implementação dessas garantias aos demais presos. De outra forma, garantir apenas ao ex-presidente, seria uma forma de conceder privilégio a apenas um em razão de sua pessoa, o que iria contra o princípio da impessoalidade”, diz.

Voltamos

Para mim, a partir do momento em que um individuo é preso, fica impedido de ter certas regalias, como assistir televisão, receber visitas intimas, ter aparelhos de ginásticas, etc. Nesse particular, infelizmente, o senhor Lula da Silva tem recebido privilégios que fazem de sua prisão mais parecer uma estadia em um hotel da Policia Federal. É claro que de tão indecente, as situações que envolvem o Lula acabam demonstrando que o Brasil é o país da piada pronta.

Não me refiro apenas ao fato de Lula ser comentarista da Copa do Mundo. Faço essa observação tento em mente a insistência do PT em lançá-lo pré-candidato a presidente da República e pior, alguns institutos de pesquisa teimar e manter o nome do presidiário como uma opção de voto.  Tudo isso é ridículo! É grotesco! É, enfim, uma piada!

Por Jakson Miranda

Siga o Voltemos à Direita nas redes sociais e assine nossa newsletter para receber todos os nossos artigos

Related Post

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *