OAS pagou propina a Rodrigo Maia

De acordo com inquérito da Policia Federal, a OAS de Léo Pinheiro, pagou propina a Rodrigo Maia deputado federal pelo DEM e hoje, presidente da Câmara.

A Polícia Federal concluiu um inquérito sobre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM, na Lava Jato e apontou indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A investigação partiu de mensagens de celular trocadas entre Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas.

A Polícia Federal disse que Rodrigo Maia realizou “favores políticos”, defendeu interesses da OAS no Congresso em 2013 e 2014, como apresentar uma emenda à uma medida provisória que definia regras para a aviação regional em benefício da empresa.

Segundo os investigadores, o deputado pediu à empreiteira doações eleitorais no valor de R$ 1 milhão em 2014, dinheiro que foi repassado oficialmente à campanha do pai, Cesar Maia, ao Senado. Isso para a PF foi uma tentativa de esconder a origem da propina.

Na conclusão, a polícia afirma que há fortes indícios da prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Agora, cabe ao Ministério Público Federal decidir se denuncia ou não o presidente da Câmara.

O deputado Rodrigo Maia afirmou que nunca recebeu vantagem indevida para votar qualquer matéria na Câmara, e que, ao longo de cinco mandatos de deputado federal, sempre votou de acordo com orientação da bancada ou com a própria consciência.

Voltamos

Faz sentido o inquérito da Policia Federal? Vamos raciocinar!

Léo Pinheiro e OAS são os mesmos implicados na reforma do Triplex e no sitio de Atibaia, ambos do senhor Luis Inácio.

Sabe-se também que Pinheiro é amigo do ex-presidente.

Por outro lado, tanto para angariar votos para eleger-se presidente da Câmara, quanto na reeleição da presidência da casa, o deputado Rodrigo Maia foi buscar apoio de Lula e do PT. Naturalmente que muitos se perguntaram por que raios de motivo um deputado do DEM foi até o líder máximo do PT, Lula, pedir apoio? Por que raios Lula o apoiou?

Será que a PF, ao indicar o pagamento de propina a Rodrigo Maia, está apontando um elo comum entre Lula e o presidente da Câmara?

Fato é que, o atual presidente da Câmara revelou-se uma total decepção. Nossa esperança é que, caso o Ministério Público Federal aceite a denuncia, o Democratas atue de forma rápida e cirúrgica, expulsando o deputado do partido. Se não agir desta forma, nos fará acreditar que todos, partidos e políticos, são farinhas do mesmo saco, o que seria um triste fim para um partido que a pouco tempo, era o mais combativo contra os desmandos do PT.

Por Jakson Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *