O que é a extrema direita light?

Você sabe o que é a extrema direita light? Não? Nem eu! E aposto que ninguém nesse mundão de meu Deus saberá, exceto a Folha de São Paulo e sua repórter Thais Bilenke.

Parece piada, tem tudo para ser piada, mas não é. E embora não seja piada, nem mesmo de mau gosto, não deixa de causar vergonha alheia quando o maior jornal do Brasil se prestar a um titulo tão amador de uma matéria igualmente amadora. Qual o titulo? “Pré-candidato, Bolsonaro tenta criar a extrema direita light“.

Leiam alguns trechos

Pré-candidato à Presidência pelo PSC, o deputado federal de extrema direita Jair Messias Bolsonaro, 61, tenta ampliar seu apelo eleitoral em temas como economia e sistema penal, ainda que mantenha os arroubos que já lhe renderam cerca de 30 pedidos de cassação em 26 anos de mandatos na Câmara.

A defesa de um projeto desenvolvimentista para o país, herança da ditadura militar (1964-1985) —da qual ele é admirador— agora divide espaço com falas pró-mercado. Respostas legalistas substituem elogios passados ao autoritarismo.

À Folha na semana passada, Bolsonaro disse que “a mãe da liberdade é o livre mercado”, que o país precisa de “mercado bilateral com o mundo todo” e que “golpe só em tatame de judô, que de vez em quando eu luto”.

Para o cientista político Fernando Schuler, o elogio a Ustra foi um “grande erro”. “Se ele tem um marqueteiro, o cara deve ter rasgado o cabelo. Esse tipo de postura bizarra baixa o teto do Bolsonaro, porque muitas pessoas que gostariam de ter um conservadorismo razoável obviamente não concordam.”

Para o professor, a mudança retórica faz sentido. “Todo candidato, quando cresce, tende ao centro”, observa.

Voltamos

Coube ao cientista político Fernando Schuler colocar um pouco de lucidez à matéria. Concordo em termos com ele quanto à declaração de Bolsonaro na votação do impeachment e escrevemos um texto a respeito.

Se até outro dia Bolsonaro representava a extrema direita, para a repórter ele tenta criar a extrema direita light. Para o cientista político, todo candidato caminha para o centro.

Olha, isso vai dá uma confusão dos diabos. (Hahahahahahaha) qual é o ponto de equilíbrio entre a extrema direita light (risos) e o centro? Será a direita conservadora?

Agora, é curioso como algumas pessoas insistem em querer colar o termo extrema direita. Bolsonaro, Trump, Marine Len Pen, Sarah Palin, Anders Breivik, representam essa tal de extrema direita. Pelas diferenças de cada um citado acima, deve haver a extrema, da extrema, da extrema direita. Uau!

Tudo isso, de tão ridículo, tende a ser levado em tom de pilhéria, todavia, não devemos nos furtar em denunciar tais asnices que de asnices não tem nada. O que observarmos, é uma continua tentativa de desconstruir políticos que não estão na esfera de influência da esquerda cultural e política brasileira e internacional.

Nenhum desses grandes jornais chamou o Lula e o PT de extrema esquerda nos anos 90. Ninguém afirmou que o Lula criou uma extrema esquerda light em 2002. Nenhum desses grandes jornais chamam PT, PSTU, PC do B, PSOL ou qualquer outro partido da mesma estirpe de serem da extrema esquerda. Isso é patético!

Num ambiente político recheado de partidos e políticos esquerdistas, nenhum deles faz parte da extrema? Só um recado: Não engolimos esse tipo de manipulação mequetrefe.

Por Jakson Miranda

Um comentário em “O que é a extrema direita light?”

  1. Extrema direita light, não existe tal como a matematicamente impossível extrema, da extrema, da extrema direita. Na política temos dois polos: a direita e a esquerda. A direita não admite a esquerda assim como a esquerda não admite a direita. Simples assim! Depois, dentro destes dois conceitos políticos existe uma miríade de opções e de entre elas o tal centro que se divide por centro direita e e centro esquerda utópicas! Sou e sempre fui de direita e como tal nem admito que a esquerda possa sequer existir.Como Churchill disse: “A democracia é a pior forma de governo que existe, tirando todas as outras formas de governo”. Democracia = governar o povo, não necessariamente através de eleições….!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *