Manipulação? IBOPE colocou nome de Lula em questionário de pesquisa

(Artigo publicado em 24/09/2018)

Já denunciamos a metodologia heterodoxa utilizada na última pesquisa de intenções de votos realizada pelo Datapoder. Na ocasião, lembramos-nos das suspeitas que todos têm em relação a todos os institutos. Pois bem, não é que a mais recente pesquisa IBOPE tem um questionário um tanto “complicado” de entender?

Frise-se que o instituto tem registrado no site do TSE uma avalanche de pesquisas para os próximos dias e todas as que visualizamos, têm o mesmo modelo de questionário.

Na recente pesquisa IBOPE, Bolsonaro aparece com 28% das intenções de votos, enquanto que Fernando Haddad aparece com 22%.

Ocorre que para um  leigo como eu, é quase impossível entender a “dinâmica” de questionamentos que os pesquisadores utilizam.

Vejam,

Notem que na P03 aparece claramente o nome do senhor LULA e TAMBÉM o nome de Fernando Haddad. Dois candidatos do PT? Qual a explicação lógica para o nome de Lula constar em um questionário de pesquisa de intenção de voto sendo que ele não é candidato? Note caro leitor que a pergunta é bastante direta:

Pensando na eleição para PRESIDENTE DA REPÚBLICA, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República se a eleição fosse hoje?

Após responder à questão P03 o entrevistado é direcionado à P04. Esta sim consta o nome dos candidatos devidamente registrados. Vejam:

Qual das respostas dadas valerá para a pesquisa. A resposta da P03 ou a resposta da P04? Será que ambas valerão? O entrevistado poderá escolher Lula em na primeira e Haddad na segunda? Elas se somarão? São muitos questionamentos que somente os especialistas do IBOPE poderão nos responder!

E não para por aí. O entrevistado pelo IBOPE ainda é confrontado com o seguinte questionamento:

O candidato do PT, Lula, foi impedido de disputar a eleição para PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Considerando que Lula declarou seu apoio a Fernando Haddad, o(a) sr(a) com certeza votaria em Fernando Haddad, poderia votar nele ou não votaria em Fernando Haddad de jeito nenhum?

Vejam acima as palavras em negrito. Trata-se de um tipo de pergunta, cuja formulação tem o claro intuito de confundir a cabeça do entrevistado. Estamos falando de pessoas humildes, que pouco dão atenção às entrelinhas das perguntas! Isso é vergonhoso, minha gente! É escandaloso!

Em resumo, esse tipo de pesquisa deveria ser simplesmente jogada na lata do lixo!

Por Jakson Miranda

Siga o Voltemos à Direita nas redes sociais e assine a newsletter para receber todos os nossos artigos.

4 comentários em “Manipulação? IBOPE colocou nome de Lula em questionário de pesquisa”

  1. “Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos.”

    A questão P03 no enunciado diz PESQUISA ESPONTÂNEA!

  2. “Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos.”

    No enunciado da questão P03 está escrito ESPONTÂNEA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *