Lula se condenado, pode ficar livre da cadeia

Lula, por ter mais de 70 anos de idade ao final dos processos que correm contra ele, pode ganhar o privilegio de não mofar na cadeia

A cadeia é o destino de Lula? Pode ser que sim. Pode ser que não.  Por ter mais de 70 anos de idade ao final dos processos que correm contra ele, o ex-presidente pode ganhar o privilégio de não mofar na cadeia.

A expectativa é cada vez maior e a possibilidade, se antes remota, passa a ser uma realidade próxima.  A pergunta feita por grande parte das pessoas não é SE o ex-presidente Lula será preso e sim, QUANDO que isso irá acontecer.

Não se trata apenas de um anseio daqueles que se opõem ao petismo. Os próprios pelegos da orcrim já veem a iminência da prisão do chefe. Veja o que noticia o site Brasil 247, devidamente remunerado pela turma:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está em alerta para deflagrar protestos na região sul do País, caso o juiz federal Sérgio Moro decrete a prisão de Lula. Os integrantes do movimento farão uma marcha rumo a Curitiba em caso de detenção de Lula.

Segundo o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, os movimentos planejam uma “resistência” à eventual prisão do ex-presidente. “Em caso de prisão, deflagraremos uma marcha até Curitiba. Não vamos permitir esse clima de fato consumado”.

Além do MST, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) também planeja atos em defesa de Lula. 

Não é de se estranhar. Na verdade, devemos reconhecer que nesse particular, está-se agindo com coerência, afinal, quem atenta contra as leis vigentes no país, só se manifestará em favor daqueles que são justamente condenados pela justiça.

Voltando ao ponto.

O ex-presidente Lula se tornou réu pela terceira vez. Por mais que sua defesa esperneie um argumento ou outro, as acusações estão bem fundamentadas, com abundância de provas e de situações comprometedoras. Nunca explicadas pelo líder petista.

Dessa vez, Lula não escapará de forma sorrateira, valendo-se do engana trouxa usado em 2006, quando afirmara que “nada sabia”.

Pesam contra o petista, nesse momento, nada mais do que três acusações que englobam os seguintes crimes: Lavagem de dinheiro, corrupção passiva, tráfico de influência e obstrução de justiça.

Esse rol de acusações, que com certeza aumentará, traz à luz, de uma vez por todas, a real face do outrora presidente mais popular da história do Brasil.

Eis a real face de Lula que tomamos emprestado do site da Isto É

Às vésperas de completar 71 anos, amargando o ostracismo e derrotas políticas humilhantes, o ex-presidente Lula está sufocado por um infindável número de ações na Justiça, que poderá torná-lo ficha suja até as eleições de 2018, tirando-o do páreo. Na última semana, foi escrito mais um capítulo de sua derrocada. Atendendo a uma denúncia do Ministério Público Federal, desta vez sob acusação de tráfico de influência para liberar recursos do BNDES a obras da empreiteira Odebrecht em Angola em troca da contratação da empresa de seu sobrinho Taiguara Rodrigues por R$ 20 milhões, o juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal do DF, transformou Lula em réu pela terceira vez na quinta-feira 13. “O órgão acusatório reitera que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria recebido milhões de reais pagos pela Odebrecht para realizar viagens e palestras em Cuba, República Dominicana e Angola, o que seria na verdade pagamento em contrapartida por possível tráfico de influência, dentro de uma organização criminosa de que faziam parte os réus indicados”. 

O que vai acima é o verdadeiro Lula: Enrolado com a justiça!

Apesar de tudo isso, o “cara” pode ganhar alguns “mimos” por conta da sua idade.

A verdade é que, por seus crimes, Lula pode ser condenado a no mínimo 35 anos de cadeia. Isso significaria que Lula passaria o resto de seus dias atrás das grades.

Agora vem o mimo

Ocorre que por conta da sua idade, o ex-presidente deve se beneficiar desse fator.

…o Código Penal prevê que atenuantes devem ser aplicados às condenações de réus com 70 anos ou mais. O quanto será reduzido da pena, porém, depende do juiz. “Esta circunstância é cabível para qualquer delito e sua incidência é obrigatória, mas o Código Penal não estipula o quanto isto vai diminuir a pena do sentenciado”, explica a advogada Priscilla Placha, professora de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná. A decisão do magistrado pode ser questionada pela defesa ou pela acusação.

E mais

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, por exemplo, foi condenado em três processos por desvio de R$170 milhões na construção da sede do Tribunal Regional Trabalhista de São Paulo, em 2000. O ex-juiz, que responde pelos crimes de evasão de divisas, tráfico de influência, peculato, estelionato, corrupção passiva e sonegação fiscal, cumpre pena, desde 2008, em prisão domiciliar por causa de sua idade e estado de saúde. 

Será esse o destino de Lula? Tornozeleira e prisão domiciliar?

Nesse contexto, finalizamos o artigo apontando para uma interessante curiosidade:

Os mesmos “movimentos” que ameaçam protestar contra a prisão de Lula. O PT, que com frequência ataca a Justiça. O próprio Lula que provoca o juiz Sérgio Moro, serão os mesmos que apelarão para que, uma vez condenado, Lula receba de Sérgio Moro ou de qualquer outro juiz que o condene, o abrandamento da pena, com o beneficio da prisão domiciliar.

A ser assim, será uma humilhação e tanto, que dinheiro nenhum comprará.

Por Jakson Miranda

Adquira o ebook Por que sou conservador e ajude o Voltemos à Direita.

Assine nossa NEWSLETTER e receba artigos em primeira mão. É fácil, rápido e seguro!

9 comentários em “Lula se condenado, pode ficar livre da cadeia”

  1. Lula ; para que o Brasil possa ter um pouco de respeito,esse escroque,bandido,ladrão,corrupto e gangster – Lula – tem que ser preso como exemplo para os demais

  2. Só não solto fogos com a condenação do Lula porque o Aécio conseguiu reverter sua situação… quero ver “nove dedos” e “mineirinho do pó” mofando na cadeia juntos.

    • Há uma diferença. A condenação de Lula está acontecendo quase oito anos após ele deixar o cargo público, por um julgamento em primeiro instância. Aécio tem Foro Privilegiado e ainda está no exercício do cargo, portanto, seu escudo é maio, como era o de Lula quando ele presidia o país.
      Aécio ao menos está sendo investigado no cumprimento de seu mandato, coisa que Lula nunca foi.

  3. O sentimento de justiça invadiu o coração do brasileiro que realmente ama o Brasil. Um misto de alegria…não com a prisao de mais um delinquente, mas com seu significado. A democracia venceu. As instituições venceram, numa prova cabal, que, como povo, podemos chegar a uma República capaz de desvendar e colocar os poderosos corruptos, verdeiros inimigos de nossa nacao atraz das grades, sem buscar armas, sem apresentarmos soluções pouco ortodoxas que violam o estado democrático de direito. Gente . Por favor . Intervenção Militar é plausível no Egito. A constituição de la prevê esse mecanismo . A nossa de forma alguma. O crescimento de cidadania trazido com as prisões dos políticos facínoras, remete-nos a um estágio de dignidade jamais alcançado em países de primeiro mundo. A operação Lava a Jato startou uma postura revolucionária no Brasil, na América América Sul e no mundo, catalizando os mecanismos, desengripando o funcionamento das instituições ante a mortal, imoral, contemplativa e injusta estagnação que estas se prostraram ante as prevaricacoes e atitudes corruptas de nossos governantes. A corrupção promovedora da morte, da ignorância e do desemprego de nosso sofrido povo. Deus nos ajude. Que o Senhor Deus retire as escamas dos olhos dos que não conseguem enxergar que não precisamos de armas, precisamos de inteligência, consciencia de cidadania, envolvimento com coisa pública………..nosso direito, nossa responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *