Deixar de pagar impostos? Nem depois de morto!

No antigo Egito, o faraó Djer foi enterrado junto com mais de 300 pessoas.

Os súditos foram mortos para acompanhá-lo e servi-lo na “outra vida”.

Os egípcios enterravam os faraós com servos, animais de estimação e tantos bens quanto possível. As suntuosas câmaras mortuárias, nos quais podemos incluir as pirâmides, visavam fornecer na vida do porvir os mesmos luxos aos monarcas.

Hoje em dia é difícil imaginar alguém enterrando-se junto com bens materiais. Para deixar a melhor impressão possível na última despedida, temos por hábito vestir os finados com as melhores roupas, mas não há manutenção da ideia de que precisam daquilo (ou de qualquer outra coisa) no lugar para onde estão indo (seja ele qual for, variando de crença para crença).

Não temos dúvidas de que não podemos levar nada daqui.  Alguns são acusados de tamanha ganância, como se não soubessem que na hora última tudo ficará, porém, isso não significa que não saibam que na hora do “vamos ver”, nada os acompanhará na “viagem”. Para estes, nada melhor que as palavras Jesus, ao homem que exultava por ver os muitos bens que acumulara.

“Louco, esta noite pedirão a tua alma”.

O que fazemos? Trabalhamos para deixar o que conquistamos aos nossos filhos, ou entes queridos, ou objetos de afeição. Uma americana ricaça acabou de deixar uma fortuna para suas 30 calopsitas. Quem poderá criticá-la? Se o dinheiro é dela, e foi conquistado dentro dos limites das leis, demos a mão à palmatória: ela pode distribui-lo como bem entender.

Mas a massa comum quer mesmo conquistar algo para viver uma vida tranquila, e depois deixar algo como legado à descendência.

E nem isso mais podemos sem sermos escorchados!

O ajuste fiscal, que não ajusta nem a cozinha nem as hospedagens presidenciais, aumentará ainda mais o imposto sobre as heranças.

É isso ai. Quer morrer e deixar algo para a prole? Se danou! Ficou mais caro. O leão morderá com gosto boa parte daquilo que você se matou para guardar, visando legar aos seus após sua partida.

Está tendo ideias faraônicas? Quer se enterrar com tudo só para não deixar para o governo?

Infelizmente isso também não resolverá nada… mas entendo os motivos que lhe fazem aventar a hipótese…

 

Por Renan Alves da Cruz 

 

Leia Também:

 

Notinha rápida: a volta da cpmf e o nonsense ministério da saúde

Anticapitalismo e emburrecimento

Babás de terroristas

Coloque sua visão direitista à prova

O fracasso de Levy

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *