CPI do BNDES é imprescindível

A oposição ao governo federal até agora conseguiu 198 assinaturas para a instalação da CPI do BNDES. É número suficiente para a instalação da mesma. Se o Congresso está mesmo independente, sem nenhum culto ao personalismo, o número de assinaturas deve aumentar no decorrer desta semana com as suspeitas envolvendo o ex-presidente Lula.

Leia reportagem do jornal O Globo.

A divulgação da notícia de que o Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar suposto tráfico de influência por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da Construtora Odebrecht, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reacendeu a tentativa da oposição, no Senado e na Câmara, de criar e instalar uma CPI para apurar empréstimos concedidos pelo banco.

Na Câmara, que já conseguiu 198 assinaturas para a CPI, a expectativa é que a nova denúncia possa influenciar o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a instalar a comissão. O requerimento já obteve o número mínimo de rubricas e, como há quatro CPIs em funcionamento, é possível a criação de mais uma. O problema é que estão na fila de espera outros nove pedidos.

Voltamos

Dado o script registrado pelo jornal, o único fator que pode impedir tal instalação é o presidente da casa, Eduardo Cunha, porém, dado os últimos acontecimentos, podemos intuir que Cunha poderá mesmo é agilizar a instalação da Comissão. Por que? Oras, porque está havendo uma queda de braços entre Renan Calheiros e Eduardo Cunha em torno do projeto de terceirização.

Mas, o que esse imbróglio envolvendo os dois peemedebistas pode motivar Eduardo Cunha na instalação da CPI? Bem, tudo indica que Renan Calheiros está agindo sob orientação de Luiz Inácio Lula da Silva e nada melhor que uma investigação envolvendo o ex-presidente para “acalmar” os ânimos dele.

Não é de hoje que este articulista defende a criação de uma CPI para investigar o banco estatal. Sob o BNDES, pairam inúmeras suspeitas e desconfianças. Dado o momento e as denuncias que se avolumam, o melhor mesmo é instalar uma CPI para investigar TODOS os bancos públicos.

Run, Squid, run.

Por Jakson Miranda

Leia Também

Arrecadação do PT cai. Legal ou Ilegal?

Grandes derrotas do PT são grandes vitórias do Brasil

O Impeachment e a Bíblia

A redoma da mídia brasileira a Lula, o inmensalável e impetrolável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *