Casamento homossexual: Pode o cristão desobedecer ao Estado?

Texto escrito por: Pr. Marcos Paulo Fonseca da Costa.

Daniel 1,1

No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.”

Desde que foi escrito, o livro de Daniel tem trazido consigo um modelo de espiritualidade vigoroso para o povo de Deus.

Rico em profecias, sonhos e símbolos, o livro pertence ao que se chama literatura apocalíptica.

Daniel é, portanto, obra que ajuda a Igreja a olhar para o futuro com a luneta de Deus.

Porém, o gênero apocalíptico, não serve “apenas” para dar sinais de futuro para a Igreja.

Ele fala ao presente.

O livro de Daniel, assim como o livro de Apocalipse, tem também a função de consolar e dar ânimo à igreja de hoje.

A atitude de fidelidade ao SENHOR mostrada na vida de Daniel, Hananias, Misael e Azarias é até hoje inspiradora. Os quatro, em circunstâncias específicas foram fieis ao Deus invisível e quase perdem a vida. Se dependesse das autoridades babilônicas os três seriam fritados e Daniel viraria ração de leão. Mas foi o Deus invisível que os poupou.

Aqui tem um detalhe importante esquecido por muitos: eles descumpriram certo aspecto da lei de seu tempo. Eles deixaram de observar a lei humana que os obrigava a trocar Deus por deus.

Daniel, Hananias, Misael e Azarias sabiam que nada pode ocupar o lugar de Deus no coração do que ama o SENHOR. Por isso, praticaram desobediência civil. Pontual, específica, referente a um aspecto da lei humana.

Quando a norma de direito viola a consciência do homem de Deus e quer obrigá-lo a realizar ato CLARAMENTE contrário ao que Deus propõe para a vida do cristão, é chegada a hora – dramática é verdade – de escolher a Deus. É quando o cristão deve fazer objeção de consciência, acolhida de alguma forma na Constituição brasileira (art.5º,VI).

Do mesmo jeito que Daniel, Hananias, Misael e Azarias fizeram. Do mesmo jeito que Pedro e os apóstolos fizeram (Atos 5,27-29):

 Na última sexta-feira, dois de julho, a Suprema Corte dos EUA aprovou o “Casamento Gay” por lá. Não sei qual será a repercussão disso por aqui. Mas pode ser que ela requeira algum grau de desobediência civil, principalmente dos pastores, como Daniel, Hananias, Misael, Azarias, Pedro e os apóstolos realizaram.

 A Suprema Corte tupiniquim, o STF, já reconheceu a união civil entre pessoas do mesmo sexo em 2011. O Casamento ainda não.

 Voltando ao livro de Daniel. A obra continua vigorosa como modelo de espiritualidade e mostra a perenidade da revelação de Deus.

 Nesse escrito, Deus prepara seu povo para viver no mundo que jaz no maligno e, diante de qualquer adversidade, dá sinal claro de como agir frente ao poder estatal que quer o lugar de Deus na consciência do cristão.

 O livro de Daniel fala claramente ao presente da Igreja. Falou ontem “No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá” e fala hoje, aos dois dias do mês de julho do ano de 2015, no “reinado” de Dilma Vana Rousseff.

Corumbá-MS,  julho de 2015.

Pr Marcos Paulo Fonseca da Costa

 

Leia Também:

GREGÓRIO DUVIVIER: O ATEU QUE NÃO CONHECE A BÍBLIA

A Igreja Mutante

Para alguns, o único deus é o Estado

O Impeachment e a Bíblia

Está consumado!

3 comentários em “Casamento homossexual: Pode o cristão desobedecer ao Estado?”

  1. APÓSTOLO PAULO DISSE PARA NÃO SE COMFORMAR COM ESSE MUNDO (CONFORMA NO ORIGINAL HEBRAICO E NÃO SE MOLDAR )A PALAVRA DO SENHOR DIZ TODO AQUELE QUE PRATICA ESSA ABOMINAÇÕES ACUMULA IRA DE DEUS PARA DIA DA VINDA DO SENHOR .A IGREJA TEM QUE SE COMPORTA COMO LÓ QUE VIVIA EM SODOMA E GOMORRA E NÃO SE COMRROPEU COM AS PRÁTICAS DAQUELAS CIDADES E DEUS HONROU LÓ E SUA FAMÍLIA ,O MESMO ELE FEZ NA VIDA DE DANIEL NA FORNALHA .DEUS NÃO TEM PRAZER NOS QUE RECUAM E NEGAM A FÉ .EM SALMOS 7 DIZ QUE DEUS QUE SE IRA TODOS OS DIAS .O QUE TEM AUTORIDADE NAS NOSSAS VIDAS E A PALAVRA DE DEUS .A PALAVRA DO SENHOR EM 2PEDRO4-9 DIZ QUE O SENHOR NÃO POUPOU SEUS ANJOS QUANDO PECARAM ANTES PRECIPITANDO OS AO INFERNO,OS ENTREGOU A ABISMOS DE TREVAS,RESERVANDO OS PARA JUIZO,9E PORQUE O SENHOR SABE LIVRAR DA PROVAÇÃO OS PIEDOSOS E RESERVAR,SOB CASTIGO,OS INJUSTOS PARA O DIA DO JUIZO;DEUS TEM COMPROMISSO COM QUEM TEM COMPROMISSO COM ELE !!!!!AMÉM AMADO DO SENHOR !!!!!

  2. Mesmo correndo o risco de não ser arrebatada…aguardando ansiosa o dia do arrebatamento. O apocalipse é agora! Lembrando do filme “Deixados pra trás o Presidente da super potência era negro” Feliz os que forem arrebatados!

  3. quem esta em cristo nova criatura e as coisas velhas já passaram tudo se fez novo. romanos cap .01 seria muito se todos pode sem meditar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *