Aécio livre: dia de festa PARA OS PETISTAS!!!

O Senado livrou a cara de Aécio Neves e isso é motivo de comemoração nas latrinas petistas, já que se encaixa perfeitamente na narrativa que o PT precisa emplacar em 2018.

Os leitores do Voltemos à Direita já sabem disso. Demonstramos aqui em diversos artigos que o renascimento do PT em 2018 depende da construção da narrativa de que o partido é vítima da tal “conspiração das elites”.

É óbvio que esta narrativa não passa de desonesta ficção, entretanto o PT não procura emplacá-la em nome de sua honestidade, mas sim como única forma de justificativa pública passível de ser absorvida pelo cidadão comum, desinformado e suscetível, que ainda coliga o partido às suas próprias conquistas sociais que, no todo, são resultado de toda a conjuntura econômica herdada de FHC, que se não foi um primor de presidente, engatilhou um positivo potencial econômico futuro.

Para este cidadão comum, desinformado e maleável, a alegação de que há uma elite política que conspirou para tirar o PT do poder porque ele a desfavorecia e ajudava os mais pobres,se torna mais palatável quando os atores políticos de oposição ao PT se blindam, favorecendo que o partido alegue ser o único perseguido.

Leia mais

O que fortalece o PT não é a queda de Temer, mas sua permanência

Senado derruba decisão do STF: o Aécio é um bom companheiro 

E o PT é mestre nisso. Lula é mestre nisso. E quanto mais argumentos lhes são dados, mais os petistas de latrina festejam, porque sabem que a munição que lhes está sendo dada pela oposição pode ser o ponto de reação em 2018. 

Escrevi no artigo O que fortalece o PT não é a queda de Temer, mas sua permanência o seguinte:

Se Temer cair, o PT vai usar a queda a seu favor, mas é muito melhor pro partido que ele permaneça. Para que, com toda a cara de pau que lhe é peculiar, Lula diga que a elite política brasileira tirou o PT do poder alegando corrupção, mas protegeu suas velhas raposas, com uma mãozinha do STF, outra do PSDB, e etc.

A tese preferida do PT, a da conspiração das elites, ganhará força.

Sim, e chegaremos a 2018 com Temer no governo, as reformas acontecendo (ou não) e Lula, se não for tornado inelegível – e hoje não é possível saber se isso acontecerá – poderá estar surfando num discurso de vitimismo, que é o seu preferido, com o jeito velhaco de sempre, “provando” com “fatos”, que houve um grande golpe para tirar o PT do poder sob alegação de corrupção, mas que os perpetradores do golpe, também corruptos, se blindaram.

E aí, Lula, calejado neste tipo de enfrentamento, ganhará musculatura para disputar para valer em 2018.

Perceba que a tática relatada neste artigo de meses atrás permanece funcionando a contento. Temer permanece ladeado pelos políticos ligados à tal elite, sobrevivendo a cada denúncia e delação, o mesmo ocorre com Aécio, que pego de maneira mais flagrante que o presidente, foi protegido por seus pares.

O PT festeja.

Mesmo que condenado, não se descarta a hipótese de que Lula concorra em 2018 baseado em liminares.

Caso não concorra, seu capital político será fundamental para as pretensões de qualquer candidato à esquerda que o substitua.

O Senado fez o jogo petista. A narrativa já estava pronta. Agora ganharam de bandeja os personagens e o enredo desejado.

Por Renan Alves da Cruz 

 

Related Post

Comments

comments

2 comentários em “Aécio livre: dia de festa PARA OS PETISTAS!!!”

  1. Eu acho que um hipotético substituto de Lula nas eleições do ano que vem sairia sempre frágil mesmo com todo apoio do poderoso chefão do PT. Todas as opções nos quadros do PT e dos demais partidos aliados são muito fracos. Basta ver o que aconteceu com o Haddad em São Paulo. O Lula vai ter que pegar pesadíssimo no discurso de coitado, perseguido das elites.

    • Espero que você esteja certo, mas confesso que os números apresentados pelas pesquisas atuais, que o aproximam de 35% de intenção de voto, me faz pensar se o Brasil ainda tem jeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *